Prazo para justificar ausência nas eleições termina nesta quinta-feira. No Ceará, apenas 24% dos eleitores realizaram o procedimento
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que termina nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, o prazo para os eleitores que não compareceram ao dia de votação no primeiro turno justificarem suas ausências no pleito.
Até a véspera da data, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), cerca de 268 mil pessoas realizaram o procedimento no Ceará, apenas 24% de 1.112.211 abstenções registradas pelo órgão.
Para justificar a falta nas eleições, os eleitores podem usar o aplicativo do E-título ou o Sistema Justifica, no próprio site do TSE.
Aqueles que não justificarem o voto, conforme aponta o 1º do art. 7º do Código Eleitoral – Lei nº 4.737, de 1965, não poderão: obter passaporte ou carteira de identidade, concorrer a concursos, receber salário de servidor público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, obter empréstimos estaduais ou federais, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou de imposto de renda, e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.