Sai Trump, entra Biden. Estados Unidos têm um novo governo a partir de hoje. Qual o impacto para o Brasil?
Nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, o democrata Joe Biden fará história ao assumir a Casa Branca em um dos momentos mais assustadores da trajetória americana. Aos 78 anos, Biden é o homem mais velho a chegar à Presidência dos EUA e tem a missão de comandar uma nação dividida e devastada por uma grave crise econômica e uma pandemia que já matou mais de 400 mil pessoas no país.
Donald Trump deixa a Presidência cercado de denúncias de sonegação fiscal e outras irregularidades que vai responder na Justiça. Trump deixa o legado de um mandato cheio de fake news e desinformação. Não à toa, foi banido das redes sociais. A poucas horas de deixar o cargo, o presidente Donald Trump ainda concedeu perdão a diversos aliados, dentre eles, seu ex-assessor e ideólogo da extrema direita americana Steve Bannon. Por sinal, ídolo da Família Bolsonaro.
Para o Brasil, a posse de Joe Biden representa uma perspectiva de mudança nas relações diplomáticas. Jair Bolsonaro sempre se disse um aliado de Donald Trump, mas isso efetivamente nunca trouxe nada de positivo para o País. Ao contrário. Agora, com Biden no poder, resultará automaticamente em maior pressão da comunidade internacional contra a devastação ambiental em curso no Brasil comandada por Bolsonaro e sua equipe.
![](https://blogdorogeriogomes.com.br/wp-content/uploads/2021/01/images-15.jpeg)