Fiscalizações ao Decreto do Carnaval têm início nesta sexta-feira em todo o Ceará
A Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Vigilância Sanitária do Estado iniciam um forte esquema de fiscalização em todo o Ceará, a partir desta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, a fim de evitar as aglomerações. As festas carnavalescas estão proibidas, segundo o decreto. Também estão suspensas viagens intermunicipais, com exceção da Região Metropolitana de Fortaleza. Serão montadas barreiras sanitárias na entrada dos municípios praianos e de fluxo turístico. Só entram moradores ou quem tenha hospedagem confirmada. 230 agentes da Polícia Rodoviária Estadual vão atuar nos acessos às praias.
Em Fortaleza, a fiscalização será feita pela Agência de Fiscalização (Agefis), pela Guarda Municipal e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que reforçam o monitoramento em locais onde, tradicionalmente, é comemorado o Carnaval, como Praça da Gentilândia, Praia de Iracema, Largo da Mocinha e Praia do Futuro. As barracas de praia receberão fiscalização especial no cumprimento do horário limite de funcionamento, que é 15 horas.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, voltou a alertar para o aumento nos atendimentos de pacientes com Covid-19 nas unidades de saúde. Ele ressaltou a necessidade de evitar as aglomerações. “No Carnaval, fique em casa, com sua família. Vamos evitar aglomerar para que, depois, daqui a 14 ou 15 dias, a gente não venha a superlotar a rede pública de assistência familiar”, alertou Sarto.