Covid-19: Governadores e parlamentares cobram Eduardo Pazuello por aquisição de mais doses de vacinas

  • 16/02/2021

As doses da vacina contra a Covid-19 no Brasil estão se esgotando e já preocupam os estados na continuidade do plano nacional de imunização. Em cobrança mais enfática pela aquisição de novas doses pelo governo federal, governadores e congressistas de todo o país organizam investida sobre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que prometeu imunização ainda neste ano para todo o território brasileiro. Rio de Janeiro e Bahia começam a suspender a vacinação por falta de doses do imunizante. Em outros estados, a situação pode se repetir.

Nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, o Fórum dos Governadores se reúne com Pazuello para cobrar a aquisição de mais vacinas. Segundo o coordenador do coletivo e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), após 30 dias do início da vacinação, a perspectiva é de alcançar apenas 3% da população brasileira vacinada. “Neste ritmo, não vai se concretizar o plano do governo”.

Parlamentares do Congresso Nacional também fazem pressão para que o Ministério da Saúde assuma mais celeridade na entrega de imunizantes. No Senado, há mobilização por uma CPI da Saúde, reforçada pelo andamento do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a conduta de Eduardo Pazuello diante das questões decorrentes da pandemia de Covid-19. Mais de 30 senadores já assinaram o pedido de abertura. Na Câmara dos Deputados, parlamentares cobram transparência nos dados de logística e de planejamento nas campanhas de vacinação, além de acusarem irresponsabilidade do executivo federal diante do estado de calamidade pública no País.