Fortaleza terá blitze e monitoramento com imagens durante o lockdown. Mais 10 municípios do interior já aderiram ao isolamento rígido

  • 04/03/2021

Com o novo decreto estadual publicado nesta quinta-feira, dia 4 de março, Fortaleza entrará em lockdown no período de 5 a 18 de março em decorrência do aumento dos casos de Covid-19 em todo o país. A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará, preparou um plano rígido de fiscalização que irá dispor de blitze educativas e monitoramento por meio de câmeras em pontos da Capital. As ações começam a partir desta sexta-feira, dia 5.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal atuarão por toda a Capital, assim como efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Segundo o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo de Holanda, as pessoas que estiverem nas ruas receberão abordagem educativa. “O cidadão terá que justificar o porquê do deslocamento. Se ele não tiver garantido por trabalhar em qualquer dos serviços essenciais ou se for uma questão de saúde, ele vai ser orientado a retornar”. As barreiras, que antes funcionavam apenas os limites do município, agora serão impostas pelos bairros de Fortaleza.

Além de Fortaleza, outros 10 municípios cearenses seguirão o lockdown a partir desta sexta-feira após decisão coletiva: Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Pedra Branca, Ibicuitinga, Choró, Ibaretama, Milhã, Solonópole e Senador Pompeu.