Isolamento rígido é prorrogado nos municípios do Ceará até o dia 28 de março
O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta sexta-feira, dia 19 de março, após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, que o isolamento rígido será prorrogado por mais uma semana no Ceará. Assim, a medida seguirá válida nos municípios cearenses até o dia 28 de março. Todas as medidas de isolamento social rígido seguem renovadas pelo novo decreto, que entra em vigor a partir deste domingo, dia 21 – data em que se encerra o primeiro período decretado pelo governo. O Ceará é o único estado brasileiro a adotar isolamento rígido em todo o seu território.
A decisão foi tomada pelo poder executivo estadual após uma semana de intensa alta de casos da Covid-19 em todo o Estado. A taxa de ocupação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) ultrapassou os 90%, com sério risco de colapso nas redes de saúde privada e pública. Camilo observou que a manutenção do lockdown, aliada a abertura de novos leitos pelo Governo do Ceará, tornará possível a redução do número de casos e o controle nos atendimentos nas unidades hospitalares.
“A situação é grave. A pandemia está ocorrendo em todo o Estado do Ceará ao mesmo tempo”, alertou Camilo. O governador também ressaltou que está trabalhando para a aquisição de mais doses de vacinas para a população, incluindo a compra de 5,87 milhões de doses da russa Sputnik V, e que a imunização será o único caminho para sair desta pandemia. Até o momento, 494 mil casos de Covid-19 foram registrados no Ceará.