Ceará terá mais uma semana de isolamento rígido. Camilo sinaliza em relaxar medidas restritivas em 5 de abril
Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta sexta-feira, dia 26 de março, o governador Camilo Santana (PT) anunciou que as medidas de isolamento social rígido adotadas no Ceará serão prorrogadas por mais uma semana. Assim, os municípios cearenses permanecem cumprindo o isolamento rígido até o dia 4 de abril. Caso os indicadores apontem uma melhora no cenário da crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, Camilo garante que poderá ser feita uma reabertura gradual a partir do dia 5.
“Nossa decisão é manter o decreto por mais uma semana, aproveitando a Semana Santa. Vamos ter dois feriados e permanecemos no isolamento social rígido até o domingo de Páscoa”, explicou o governador. O anúncio ocorreu horas depois da reunião de Camilo, governadores de outros estados e secretários de Saúde, com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na ocasião, foi cobrado do governo federal maior rapidez na aquisição e distribuição de doses da vacina contra Covid-19.
O isolamento rígido de 2021 começou no dia 3 de março em Fortaleza. No dia 11 de março, com o aumento de casos do novo coronavírus, a medida foi ampliada para todos os municípios cearenses.
Presente na transmissão, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, afirmou que o contexto de medidas mais restritivas colabora para que o Estado esteja hoje apresentando tendência de uma estabilização no número de casos. Contudo, alertou que ainda é necessário manter a rigidez nos protocolos para que a queda seja confirmada ao longo dos próximos dias.