Prefeitura triplica produção de oxigênio em UPAs de Fortaleza para atender a demanda de pacientes
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta terça-feira, dia 30 de março, a ampliação da capacidade das usinas de oxigênio das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Edson Queiroz, Vila Velha e Bom Jardim e que terão suas produções triplicadas até o dia 6 de abril. A usina da UPA Edson Queiroz recebeu, já no último sábado, 27, a ampliação de sua usina. As saídas de oxigênio das três unidades são abastecidas por usinas nas próprias unidades.
Atualmente, as usinas produzem 5,6m³ de oxigênio por hora através de energia. Com a ampliação, a geração de oxigênio triplica, com capacidade de produzir 15,8m³/h de oxigênio por hora. Serão disponibilizados também cilindros reservas para manter a disponibilidade do insumo a todo momento.
O insumo é usado nos quadros clínicos em que pacientes internados com Covid-19 necessitam de nebulização ou casos de intubação e no tratamento de doenças respiratórias, possibilitando segurança e estabilidade. Além disso, serve também em casos de inalação, expurgo, esterilização de equipamentos e outros casos.
Até esta terça-feira, Fortaleza já imunizou 247.771 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Do total, 100.204 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose. No momento, já estão recebendo a imunização os idosos acima de 68 anos cadastrados pela plataforma Saúde Digital, agendados pela Prefeitura e comunicados via WhatsApp e e-mail.