Camilo Santana reage a constantes reajustes da Petrobras nos preços dos combustíveis
O governador do Ceará, Camilo Santana, reagiu a mais um anúncio de reajuste feito pela Petrobras que atinge os preços dos combustíveis e do gás de cozinha. No acumulado do ano, a gasolina registra alta de 40,76%, enquanto o diesel, de 36,14%. A partir de 1° de maio, o gás natural fica mais caro. O preço do produto para as distribuidoras vai subir 39%.
Camilo disse que os bolsonaristas costumam criticar os governadores pelo aumento nos combustíveis, por causa da incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No entanto, o governador cearense ressalta que o maior problema está no fato da política de preços da Petrobras, hoje, atrelar os reajustes ao valor do dólar no mercado internacional.
“A Petrobras segue aumentando preços de forma absurda. Enquanto isso, espalham Fake News de que os aumentos dos combustíveis partem dos estados. Mentira! Para se ter uma ideia, o último aumento de ICMS do diesel aqui no Ceará foi em 1998, portanto há 23 anos. E por quê os combustíveis sobem tanto? Porque a Petrobras, do Governo Federal, pratica os aumentos de acordo com o preço do dólar. Um verdadeiro absurdo!”, desabafou Camilo Santana nas redes sociais.
