Grupo de empresários ouve nova promessa de Bolsonaro sobre agilizar vacinação no País. Lockdown nacional foi descartado pelo Governo Federal
O presidente Jair Bolsonaro reuniu vários ministros do Governo Federal e seguiu para um jantar com empresários em São Paulo, na noite desta quarta-feira, dia 7 de abril. Na pauta, Bolsonaro voltou a prometer aos empresários que o Ministério da Saúde vai agilizar a vacinação no País. Até agora, o Brasil passou de pouco mais de 10% de toda a população imunizada. O presidente e os ministros voltaram a negar qualquer possibilidade de lockdown nacional para enfrentar a gravidade da pandemia da Covid-19, como vem sendo recomendado por especialistas e infectologistas brasileiros e estrangeiros.
Enquanto Bolsonaro se comprometia com o grupo de empresários de retomada da economia, o Brasil superava 340 mil mortes pelo coronavírus. O quadro nacional continua sendo de hospitais lotados, inclusive, com filas de pacientes por leitos de UTI.
E nada que não possa piorar diante do desejo de Bolsonaro que tudo volte ao normal, com as pessoas circulando nas ruas sem regras de distanciamento social. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde já avisa que há risco de ocorrer colapso de oxigênio em boa parte do país. Secretários de saúde de mais de 1.068 municípios manifestaram preocupação sobre o estoque de cilindros de oxigênio e apontaram que há risco de desabastecimento nos próximos dias se o número de casos de Covid-19 se mantiver alto nas grandes cidades brasileiras.
Vacinação lenta, colapso na rede hospitalar e negacionismo do presidente da República. Tudo o que o coronavírus precisa para se multiplicar ainda mais no Brasil. Que Deus nos proteja!