Governo do Ceará entra com ação no STF para que Anvisa libere autorização de uso da vacina Sputinik V

  • 12/04/2021

O Governo do Ceará está entrando com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, dia 12 de abril, para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorize a liberação da vacina Sputinik V para o plano de imunização contra a Covid-19 no País. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana em suas redes sociais.

O Estado já adquiriu 5,87 milhões de doses do imunizante russo. Em um cenário no qual os municípios cearenses já ultrapassam os 15 mil mortos pelo coronavírus, Camilo tem apelado ao órgão federal para que traga celeridade na aprovação da vacina, que, assim que for liberada, deve chegar ao Ceará ainda no mês de abril.

“A Sputinik V já é utilizada em cerca de 60 países, com eficácia de 91,6%. Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população”, disse o governador.

A Anvisa alega que ainda há pendência no Certificado de Registro emitido pelo Ministério da Saúde da Rússia, faltando informações que atestam os aspectos de qualidade, segurança e eficácia do imunizante.