Sarto alerta que reabertura pode ser interrompida caso alta de casos da Covid-19 persista
Apesar da reabertura econômica gradual em todo o Ceará a partir desta segunda-feira, dia 12 de abril, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou que a medida pode ser interrompida se os casos de Covid-19 apresentarem nova alta dentro dos próximos dias. Sarto destacou ainda que a retomada das atividades ocorrem sempre junto ao retorno das entidades que monitoram a busca por atendimento, número de leitos ocupados e indicadores do coronavírus na Capital.
“Se essa pressão sobre o sistema de Saúde aumenta, certamente teremos que alterar os critérios de prioridade e retornar para as regras de isolamento social rígido implementadas anteriormente”, disse em entrevista à Rádio O POVO/CBN.
O pedetista pontuou que as semanas de isolamento rígido foram importantes para que os números sofressem uma baixa. “Não tanto como gostaríamos, mas conseguimos reduzir um pouco o número de casos, número de internações. Infelizmente, o fator principal, a disseminação do vírus, ainda segue em alta”.
Sarto definiu o processo de abertura como necessário devido a uma demanda social, como forma de “produzir e operar alguns setores da economia que estão certamente estrangulados”. Contudo, a Prefeitura de Fortaleza destaca a importância de manter todos os protocolos, respeitar o distanciamento social e os horários estabelecidos para os atendimentos comerciais.