À frente de Bolsonaro em nova pesquisa, Lula elogia Camilo Santana e buscará apoio do governador em 2022
O ex-presidente Lula (PT) afirmou, em entrevista à Rádio O POVO/CBN nesta quinta-feira, dia 15 de abril, que espera contar com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ao seu lado nas eleições de 2022. Questionado sobre a possibilidade de Camilo ficar dividido entre ele e o ex-governador Ciro Gomes (PDT) no pleito presidencial, Lula garantiu que vai “disputar esse coração bondoso” do chefe executivo estadual.
“Vamos ver o que vai acontecer em 2022. Vamos ver se eu vou ser candidato. Vamos ver o que o Camilo quer ser. O Camilo é um companheiro que ele pode crescer, ele pode ter aspirações maiores para ser candidato a presidente. Eu continuo gostando do Camilo, ele estando ou não com o coração dividido”, destacou o líder petista.
A declaração de Lula ocorre em um cenário de ascensão da sua figura no tabuleiro que se forma para as eleições presidenciais de 2022. Segundo a Pesquisa Poderdata divulgada nesta quarta-feira, dia 14, o ex-presidente aparece à frente do presidente Jair Bolsonaro na disputa do segundo turno, vencendo por 52% contra 34%. Bolsonaro também sofreria derrota para Luciano Huck (48% a 35%), e empataria tecnicamente com João Doria (PSDB), Sergio Moro e Ciro Gomes.
O que colabora para esta projeção de derrocada bolsonarista é a crescente rejeição do presidente. Enquanto Lula tem a menor rejeição, com 41%, Jair Bolsonaro se encontra com 50%. Sergio Moro tem a maior rejeição apontada pela pesquisa, com 60%, seguido de Ciro Gomes, com 57%.
