CPI da Covid-19 deve ser instalada na quinta-feira com Ministério da Saúde no alvo central
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada no Senado e que investigará as ações e omissões do governo federal diante da pandemia da Covid-19 agravada no País, deve enfim ser instalada na próxima quinta-feira, dia 19 de abril. E segue em sua organização dos alvos a serem apurados. Apontado para ser vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede) preparou lista com 18 sugestões temáticas para os trabalhos. No topo dos temas está o Ministério da Saúde e o seu desempenho em meio ao descontrole no aumento de casos do coronavírus.
As proposições para investigação envolvem o atraso na compra de vacinas, a falta de medicamentos do kit intubação em todo o território nacional, a recomendação de tratamento precoce, o incentivo ao consumo e distribuição de cloroquina, dentre outros aspectos diretamente ligados àqueles que ocuparam o Ministério da Saúde neste governo de Jair Bolsonaro, com atenção maior às omissões do ex-ministro e general do Exército, Eduardo Pazuello, sempre alinhado com decisões tomadas pelo presidente.
Para Randolfe Rodrigues, é preciso “encontrar o caminho que nos leve à verdade sobre quem são os responsáveis pelo genocídio no Brasil causado pela pandemia do coronavírus”. Também serão apontados pelos parlamentares na CPI episódios como o da falta de oxigênio em Manaus, o fornecimento de máscaras sem registro para uso em estabelecimentos de saúde, a falta de testes, fechamento de leitos em hospitais federais, problemas no mapeamento da pandemia, o caso do spray para Covid, e a transferência de recursos do Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios. A semana promete ser de mais pressão sobre a administração bolsonarista.
![](https://blogdorogeriogomes.com.br/wp-content/uploads/2021/04/images-41.jpeg)