Governo e oposição listam documentos para início da CPI da Covid-19 nesta terça-feira

  • 26/04/2021

A CPI da Covid-19 no Senado Federal deve ser instalada nesta terça-feira, dia 27 de abril. E tanto oposição, como Governo se preparam para os embates que virão pela frente. Do lado dos senadores independentes e de oposição, há farta documentação de atos falhos do Ministério da Saúde no enfrentamento à pandemia. Do lado governista, a Casa Civil da Presidência da República enviou a 13 ministérios uma lista de 23 temas em que o governo pode ser acusado pela CPI e pede que cada pasta elabore relatórios para que seja feita a defesa pelos senadores governistas.

As possíveis acusações se referem à negligência com processo de aquisição da vacina Coronavac. O Governo Bolsonaro teme também que seja acusado de ter minimizado a gravidade da pandemia, com as constante declarações do presidente em redes sociais e na imprensa contra as medidas de isolamento social e necessidade de vacinação em massa.

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro tem acirrado o discurso contra o trabalho da CPI, saindo em defesa do ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. É uma tentativa de mobilizar a base bolsonarista para compensar a vulnerabilidade do presidente na comissão, que poderá formar elementos que venham a favorecer a aceitação de um processo de impeachment.