Datafolha revela que Bolsonaro vai perdendo a “queda de braço” com os governadores
Avaliação de pessoas consultadas em pesquisa Datafolha, realizada esta semana, mostra que o presidente Jair Bolsonaro vem perdendo a “queda de braço” com os governadores nas ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro defende o fim do uso de máscaras e do distanciamento social, os governadores têm enfrentado o desgaste de impor medidas para reduzir a pressão no atendimento das redes de saúde pública e particular com pacientes contaminados com o coronavírus. Mesmo com as medidas restritivas, os governadores são melhor avaliados pela população.
A pesquisa aponta que 51% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssimo o desempenho do presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise provocada pelo novo coronavírus. Na pesquisa anterior, realizada em janeiro, esse índice era de 54%. Já o desempenho dos governadores foi considerado ótimo ou bom por 35%, enquanto 29% avaliaram como ruim ou péssimo.
Bolsonaro tenta dar um “ar de normalidade” ao País que ultrapassou 430 mil mortes por Covid-19. Foi nesta quinta-feira, dia 13 de maio, a Maceió, em Alagoas, para inaugurar um viaduto que já tinha sido entregue em dezembro do ano passado pelo Governo do Estado. Obra, inclusive, que contou com recursos estaduais e do Governo Federal nas gestões de Dilma Rousseff e Michel Temer. Ao lado do ex-presidente Collor e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Bolsonaro fez críticas à CPI da Covid no Senado Federal. A queda na popularidade já incomoda o Planalto.