Checagem do Comprova revela manipulação em vídeo publicado por Capitão Wagner sobre uso de cloroquina
Parlamentares bolsonaristas no Ceará seguem a linha do presidente Jair Bolsonaro de atacar adversários políticos com vídeos falsos nas redes sociais. O deputado federal Capitão Wagner (Pros) publicou um vídeo, no último dia 16 de maio, onde acusa o governador Camilo Santana de defender o uso de cloroquina no tratamento precoce da Covid-19. Reportagem do Projeto Comprova, que combate desinformação e conteúdos enganosos na Internet, revelou que a publicação foi manipulada.
Na postagem de Capitão Wagner, Camilo Santana teria admitido o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 no Ceará. O vídeo, de 12 segundos, engana ao usar trechos recortados e descontextualizados de uma gravação do governador publicada no Instagram em 18 de maio de 2020. No vídeo original, Camilo Santana menciona o protocolo para uso da medicação no estado à época da publicação e reforça a inexistência de evidências científicas que justificassem a adoção da substância.
O uso da cloroquina é defendido por Bolsonaro e seus apoiadores por mais de um ano de pandemia, sem qualquer comprovação científica. Um documento elaborado pelo Ministério da Saúde após revisão de estudos e diretrizes com especialistas não recomenda o uso de medicamentos como a hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina e ivermectina para tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19.
A Secretaria da Saúde do Ceará ressalta que nunca existiu recomendação de prescrição rotineira ou de uso domiciliar de cloroquina no Estado.