Oposição mostra força com o protesto “Fora Bolsonaro” em 213 cidades do País

  • 30/05/2021

O desgaste provocado pelas mais de 461 mil mortes no País pela Covid-19 fez com milhares de brasileiros ganhassem as ruas, neste sábado, dia 29 de maio. São pessoas insatisfeitas com a política do Governo Bolsonaro no combate à pandemia e que defendem o impeachment do Presidente da República. A pauta também incluiu o aumento do auxílio emergencial para R$ 600 reais. Os protestos foram registrados em 213 cidades do País, principalmente, nas capitais. Até então, as manifestações estavam restritas aos apoiadores de Bolsonaro, que são contra o distanciamento social e a favor de adoção de tratamento precoce da doença, sem qualquer eficácia científica comprovada.

Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife tiveram grande presença de público nas ruas pedindo o “Fora Bolsonaro”. Organizadores das passeatas recomendaram uso de máscaras durante o protesto.

O fato é que opositores do Governo Federal mostraram força, o que reflete o desgaste de Jair Bolsonaro diante da maioria da população. Segundo a última pesquisa Datafolha, Bolsonaro faz um governo considerado ruim ou péssimo por 45% dos consultados. Outros 30% o consideram regular, enquanto, para 24%, a gestão é ótima ou boa.

Em Fortaleza, foram registradas manifestações no Benfica e também uma carreata que percorreu várias avenidas da Capital. O ponto de saída foi o Centro de Formação Olímpica, ao lado da Arena Castelão.

Em suas redes sociais, Jair Bolsonaro não comentou diretamente as manifestações. Apenas publicou uma foto em que segura uma camiseta com os dizeres: “Imorrível, imbroxável, incomível”.