Semana será marcada por novos depoimentos do ministro da Saúde e do governador do Amazonas na CPI da Covid

  • 07/06/2021

A semana na CPI da Covid terá início com o Ministério da Saúde novamente no centro do inquérito. O Senado Federal recebe o ministro Marcelo Queiroga (foto) mais uma vez, nesta terça-feira, dia 8 de junho, para os esclarecimentos de pontos sobre as ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia. Além disso, a reconvocação de Queiroga envolve o contexto de confirmação do Brasil como sede da Copa América, em pleno cenário de crise sanitária decorrente da Covid-19.

Na próxima quarta-feira, dia 9), é a vez do ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, responder sobre a sua atuação na época em que integrou a equipe do ex-ministro Eduardo Pazuello. Estará em pauta a existência do “ministério paralelo” formado por conselheiros do presidente Jair Bolsonaro fora do Governo Federal. Esta equipe teria levado ao Planalto decidir por não comprar vacinas no primeiro momento e apostar em tratamento precoce.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) será ouvido na quinta-feira, dia 10. A gestão de Lima é alvo da Operação Sangria, da Polícia Federal, que investiga desvios na Saúde. Além disso, o governador é acusado de participar de um esquema de desvio de verbas na compra de respiradores.

Na sexta-feira, dia 11, a comissão convidou o médico sanitarista Claudio Maierovitch, ex-presidente da Anvisa e da Fiocruz, e a pesquisadora da Universidade de São Paulo, Natalia Pasternak, para falar sobre aspectos da pandemia da Covid-19.

Ainda nesta semana, os senadores da CPI devem avaliar os pedidos de convocação do presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, e do deputado federal e ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB).