Ministros do TCU desmentem Bolsonaro sobre relatório de mortes por Covid-19 no País

  • 08/06/2021

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) reagiram às mentiras contadas pelo presidente Jair Bolsonaro no chamado “cercadinho” do Palácio da Alvorada, em Brasília, em conversa com apoiadores a respeito do número de mortes por Covid-19. Bolsonaro quis insinuar que o TCU tem um relatório que questionaria 50% dos registros de morte por Covid-19 no País, o que não é verdade. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, diz nota do TCU.

A mentira de Bolsonaro escandalizou integrantes do TCU. Não precisa nem dizer que Bolsonaro espalhou a informação falsa nas redes sociais e entre jornalistas aliados, que são muito bem pagos pelo Planalto para disseminar mentiras. A estratégia faz parte do negacionismo sobre a gravidade da pandemia do coronavírus que já matou mais de 474 mil pessoas no Brasil.

Em tempo: nesta segunda-feira, dia 7 de junho, Jair Bolsonaro confirmou o nome do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), para que ele assuma o posto de embaixador do Brasil na África do Sul. Ex-prefeito e bispo licenciado da Igreja Universal, Crivella tem de ser submetido a sabatina no Senado. Crivella foi preso no ano passado, denunciado como chefe de um suposto grupo criminoso que teria instituído um esquema de cobrança de propina na Prefeitura do Rio.

Em Angola, a Igreja Universal enfrenta denúncias contra dirigentes por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa.