Fortaleza foi selecionada para receber recursos internacionais para vacinação contra Covid-19

  • 08/06/2021

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou nesta terça-feira, dia 8 de junho, que Fortaleza foi uma das 18 cidades da América Latina, África e Ásia a receber recursos para o fortalecimento da vacinação contra a Covid-19. Somente as cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro foram escolhidas no Brasil.
O aporte financeiro foi captado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e será de cerca de US$ 50 mil, que serão aplicados na plataforma Vacine Já. O aporte também será acompanhado de assistência técnica de especialistas da saúde.
A ação é fruto da iniciativa Parceria por Cidades Saudáveis da Bloomberg Philanthropies, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e a Vital Strategies.
Já o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, em entrevista à rádio O POVO/CBN, também nesta terça-feira, ressaltou que o governo estadual busca vacinar a população maior de 18 anos no Ceará até agosto na campanha contra a Covid-19 mas que não há garantia da concretização desse percentual de vacinação e que o foco é garantir pelo menos que a maioria das pessoas maiores de idade esteja imunizada até o prazo divulgado. Tudo a depender, é claro, de chegada de novas vacinas.
Porém, uma estimativa da plataforma de vacinação do coronavírus do grupo ModCovid19, iniciativa do Instituto Serrapilheira em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), da Universidade de São Paulo (USP), revelou a partir da observação do ritmo de aplicação diária de imunizantes nos estados do Brasil, que a campanha de imunização contra a Covid-19 no Ceará pode ser finalizada somente no dia 31 de julho de 2023.