Auditor ligado a relatório divulgado por Bolsonaro com dados falsos sobre mortes por Covid-19 é afastado pelo TCU

  • 09/06/2021

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, decidiu nesta quarta-feira, dia 9 de junho, pelo afastamento por 60 dias do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, nome que foi apontado como responsável pelo relatório que questiona o número de mortes por Covid-19 no País. O estudo paralelo trazia dados falsos de que 50% dos óbitos por coronavírus em 2020 não teriam sido pela doença. A informação foi divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, afirmando dispor de dados oficiais do TCU, nas suas redes sociais e grupos de apoiadores.

Os ministros do órgão desmentiram as informações apresentadas pelo presidente na última segunda-feira, revoltados com a mentira disseminada por bolsonaristas. Na terça-feira, Bolsonaro reconheceu que errou ao atribuir a informação ao TCU, mas insistiu que existe uma sobrenotificação de mortes por Covid-19.

Mesmo diante da postura do Tribunal, o presidente insiste em manter as informações falsas e sem fundamento para alimentar a sua base apoiadora e tentar tirar de si o foco das omissões que colaboraram para a crise sanitária no Brasil. Em conversa com aliados na saída do Palácio da Alvorada nesta quarta, Bolsonaro disse que acompanha “relatos na internet” que ajudam a confirmar a sua tese e acusou governadores de notificarem mais Covid “para poder receber mais dinheiro”, sempre com informações vagas e sem nenhum tipo de fundamento sustentável.