Ciro Nogueira assume Casa Civil e Bolsonaro abre as portas do Governo Federal para membros do Centrão
O senador Ciro Nogueira (PP) foi oficialmente confirmado como novo ministro da Casa Civil, nesta terça-feira, dia 27 de julho, após aceitar convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Presidente do PP, Nogueira é o primeiro prestigiado na investida de Bolsonaro em busca de abrir as portas do governo para nomes do Centrão, com o objetivo de fortalecer a sua base governista.
Ciro Nogueira é um quadro experiente dentro do Congresso, com 30 anos de Casa entre mandatos de deputado federal e senador. Num contexto de relação conturbada entre Legislativo e Executivo, com a CPI da Covid investigando indícios de corrupção e omissões do governo Bolsonaro na gestão da pandemia, o parlamentar surge como um nome que deve investir em pacificar a relação entre os dois poderes.
Com a ida de Ciro para a Casa Civil, o atual ministro Luiz Eduardo Ramos segue para a Secretaria-Geral da Presidência, da qual o seu atual titular segue para o comando do novo Ministério do Emprego e Previdência, que abrirá por sua vez 200 cargos de indicação política. Mais portas abertas nesta pequena reforma ministerial de Bolsonaro para oferecer a lideranças centristas.
Se em 2018 o presidente prometia não negociar com o Centrão, hoje assume de vez este papel para tentar garantir sobrevida até as eleições presidenciais de 2022.
