CPI do Motim na AL define a convocação de depoentes e solicitação de documentos às associações militares

  • 09/09/2021

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações Militares da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, quatro requerimentos de parlamentares com convites a dirigentes de entidades para prestar informações e pedidos de informações a órgãos.

Entre as solicitações aprovadas, está a que solicita ao controlador geral dos órgãos de disciplina e segurança do Ceará todos os processos disciplinares que tenham como parte policiais militares e bombeiros, motivados por suspeita de participação em motins no ano de 2020. Outro requerimento solicita que sejam convidados os presidentes de seis associações militares com a finalidade de prestar informações.

As entidades convidadas são a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (ASSOF), Associação dos Subtenentes e Sargentos PM/BM do Estado do Ceará (ABSS), Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (ASPRAMECE), Associação das Praças do Estado do Ceará (ASPRA-CE), Associação dos Profissionais de Segurança (APS) e Associação das Praças da Região do Cariri (ASPRAC).

Também foi solicitada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), cópia de todos os termos de convênios firmados entre o Estado do Ceará e as Associações Militares.