Apesar do avanço na vacinação, Ceará registra dois casos de variante colombiana
A vacinação contra a Covid-19 avança no Ceará e no Brasil, mas os cuidados com as variantes do coronavírus continuam a preocupar os epidemiologistas. A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, dois casos da variante Mu, originalmente encontrada na Colômbia, em duas mulheres que moram em Fortaleza. Ela têm idades de 45 e 47 anos, tomaram apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 e estiveram em viagem recente para a Colômbia. As duas tiveram apenas sintomas gripais.
Em relação à variante Delta, considerada mais contagiosa, há 122 casos confirmados no Ceará. 30 deles foram pessoas que passaram pelo Centro de Testagem (de Viajantes do Aeroporto Internacional de Fortaleza, onde 17 vieram do Rio de Janeiro.
Um registro importante feito pela Sesa é que somente 39 dos 122 pacientes identificados com a variante Delta foram vacinados contra a Covid-19. Destes, 20 receberam as duas doses ou dose única. Por isso, a vacina, o uso da máscara e os cuidados com a higiene ainda são as melhores formas de evitar a contaminação com novas variantes.