Mesmo com recomendação contrária do Ministério da Saúde, Ceará decide manter vacinação de adolescentes contra a Covid-19

  • 17/09/2021

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) decidiu que vai manter o esquema de vacinação de adolescentes na faixa etária entre 12 e 17 anos contra a Covid-19, mesmo após a recomendação técnica do Ministério da Saúde de suspender a imunização para este público. Outros 13 estados no País também devem manter a imunização dos jovens.

De acordo com o governador Camilo Santana, a decisão foi tomada com base na resolução da Comissão Intergestores Bipartite. Ele confirmou que o Ceará já vacinou 196.835 adolescentes, sem registros de eventos adversos pós-vacinação graves. A Sesa entende que a imunização desse grupo populacional é fundamental para as metas de diminuição de circulação viral.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também é contra a decisão do Ministério da Saúde e afirma que não há “evidências” que justifiquem a alteração da recomendação para uso do imunizante da Pfizer em todos os adolescentes entre 12 e 17 anos.