Ciro Gomes reafirma apoio a Camilo Santana para o Senado e acena para acordo com o PT em nível estadual para 2022
O ex-ministro Ciro Gomes, que é o pré-candidato do PDT à Presidência da República em 2022, participou nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, da reunião do secretariado municipal ao lado do prefeito de Fortaleza, José Sarto. Ciro foi convidado para um debate sobre desigualdades sociais com a presença também do presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles. Na reunião, José Sarto afirmou que Fortaleza tem hoje 137 obras em andamento e aproximadamente 90% delas estão na periferia. Desse total de obras, 95 serão concluídas em 2021 e 42 em 2022. Outras 42 devem iniciar no próximo ano.
Após o debate, Ciro Gomes confirmou em entrevista que o governador Camilo Santana (PT) será o responsável por comandar o processo de escolha do candidato à sucessão estadual no próximo ano e reafirmou total apoio a Camilo, caso ele decida concorrer à vaga no Senado em 2022. “Pelos méritos dele, pelo extraordinário governo que vem fazendo, pela liderança que representa, e, portanto, se ele quiser ser senador, terá nosso apoio incondicional”, disse Ciro.
O presidenciavel do PDT defendeu uma unidade com o PT em nível estadual. Ou seja, na formação de uma chapa para concorrer ao Governo e ao Senado. Ele considera que o PDT tem bons nomes para disputar para governador, mas avalia que caberá a Camilo Santana liderar esse processo de escolha. “Eu pondero que, nesta vez, o PDT aspire a candidatura a governador, mas isso não é imposição”.
A definição de um palanque estadual, segundo Ciro Gomes, não vai atrapalhar a disputa nacional quando ele deverá concorrer à Presidência da República pelo PDT e Lula pelo PT.