Brasil atinge 600 mil mortes por Covid-19 em meio a desaceleração da pandemia. Desafio é continuar vacinando

  • 08/10/2021

O Brasil superou nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, a marca de 600 mil mortos por Covid-19, num momento em que a pandemia desacelera em todos os estados. Para os especialistas, o avanço na vacinação é o principal fator para a queda no número de casos. A média de mortes diárias no País está em 438, o menor número desde novembro do ano passado. No entanto, o Brasil ainda é o 3º país com a maior média diária de novas mortes, atrás apenas de Estados Unidos e Rússia.

O País já tem 69% da população vacinada com ao menos uma dose e 45% totalmente imunizados. Especialistas alertam que, apesar da redução na quantidade diária de mortes por coronavírus, a pandemia não acabou. O desafio continua sendo avançar mais na vacinação, inclusive com as doses de reforço, e manter alguns protocolos como o uso de máscaras.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, talvez não tendo o que dizer desta marca trágica de 600 mil mortos pela pandemia, se pronunciou hoje em viagem a Teresina, no Piauí, ser “absolutamente contrário” a leis que obrigam o uso da máscara e da exigência do “passaporte” de vacinação. Ou seja, assumiu de vez o discurso negacionista do presidente Jair Bolsonaro.