Governo Federal deposita neste domingo a última parcela do auxílio emergencial em meio às incertezas do novo Auxílio Brasil

  • 31/10/2021

O Governo Federal paga neste domingo, dia 31 de dezembro, a última parcela do auxílio emergencial, criado durante a pandemia da Covid-19 para ajudar a camada mais pobre da população. Ao longo de 19 meses do programa foram pagas nove parcelas. No início, cerca de 67 milhões de pessoas receberam parcelas de R$ 600. O auxílio foi minguando e nas últimas parcelas só beneficiou 25 milhões de trabalhadores com repasses de apenas R$ 200.

O problema é que o Governo Federal deu fim ao Bolsa Família na semana que passou e ainda vive a incerteza de garantir os recursos para o novo Auxílio Brasil. A partir desta segunda-feira, dia 1° de novembro, cerca de 22 milhões de pessoas estarão desamparadas e sem qualquer ajuda. O significado disso é a insegurança de não ter nenhum recurso para se alimentar e pagar as contas, em meio a um país onde a taxa de desemprego é de quase 14 milhões de trabalhadores.