Semana começa com expectativa da votação na Câmara do 2° turno da PEC dos Precatórios nesta terça-feira

  • 08/11/2021

A semana começa cheia de expectativas em Brasília para a votação do 2° turno da PEC dos Precatórios, na Câmara dos Deputados, prevista para esta terça-feira, dia 9 de novembro. O Governo Federal tenta dar o calote no pagamento dos precatórios em 2022 e furar o teto de gastos para conseguir recursos para pagar o novo Auxílio Brasil. Conseguiu uma vitória apertada por quatro votos na semana passada. Mas a repercussão ruim da medida pode gerar mudanças, principalmente com a possibilidade de reversão de votos no PDT e PSB.

Para agravar a situação do Governo Bolsonaro, a liberação de cerca de R$ 1 bilhão em emendas parlamentares nos dias que antecederam a votação do 1° turno da PEC dos Precatórios foi um fator decisivo para conseguir o resultado. Mas uma decisão liminar da ministra do STF, Rosa Weber, suspendeu esse pagamento. Isso pode afetar na nova votação desta terça-feira.

Três mandados de segurança que tramitam no STF também questionam as regras impostas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, na votação da PEC no 1° turno. Se passar na Câmara em 2° turno, a PEC dos Precatórios ainda precisa ser aprovada no Senado.