Assembleia Legislativa realiza Encontro Estadual de Mulheres na Política

  • 29/11/2021

O I Encontro Estadual de Mulheres na Política foi aberto nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, na Assembleia Legislativa. A procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), disse que o principal objetivo do evento é reunir representantes políticas do País para a troca de experiências e discutir a questão da violência política contra as mulheres.

Em agosto passado, foi sancionada a Lei Federal que estabelece normas para a prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher. “Nós precisamos discutir e aprofundar realmente o que é essa violência política contra a mulher e como ela se apresenta. Sabendo como é, nós podemos nos utilizar dessa lei para fortalecer o nosso movimento e ocupar os espaços de poder devidamente, como deve ocorrer”, apontou Augusta Brito.
Uma das mesas de debates teve como tema “Violência Política Contra a Mulher”, onde participaram a ex-deputada federal e jornalista Manuela D’Ávila e a deputada estadual Isa Penna (Psol/SP).

Manuela D’Ávila salientou que, quando uma representante pública sofre um episódio de violência política, representado pela tentativa de se deslegitimar o seu papel político por conta do seu gênero, muitas mulheres se sentem desencorajadas a ocupar esses espaços.

“Os episódios fazem a gente pensar que é algo contra uma de nós, só que eles atacam uma de nós criando um sistema de generalização, fazendo com que todas as outras se intimidem de serem expostas àquela violência. As mulheres comuns pensam: como eu vou entrar na política, se a Manuela tá ouvindo isso?”, refletiu Manuela D’Ávila.