André Mendonça toma posse no momento em que Bolsonaro retoma ataques contra o STF

  • 13/12/2021

A posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, está marcada para o próximo dia 17 de dezembro. A posse acontece em um novo momento de tensão em que o presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer críticas contra o Supremo Tribunal Federal, principalmente, contra o ministro Alexandre de Moraes. Coube a Moraes a abertura de inquérito para investigar declaração de Bolsonaro, que atribuiu de forma falsa relação entre a vacina da Covid e o vírus do HIV.

Para completar, no último sábado, dia 11, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, determinou a adoção de um passaporte de vacina nas fronteiras do país, medida criticada pelo chefe do Executivo, apesar de recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida reacendeu o clima de tensão entre Bolsonaro e o STF.

André Mendonça teve o nome aprovado no Senado para ser ministro do STF, indicado por Bolsonaro como “terrivelmente evangélico”. O desejo de Jair Bolsonaro é indicar mais ministros para o STF que sejam alinhados com sua linha ideológica. Caso venha ser reeleito em 2022, ele teria direito a indicar mais dois ministros para o Supremo Tribunal Federal.