Lewandowski dá prazo até segunda-feira para o Governo Bolsonaro apresentar plano de vacinação para crianças entre 5 e 11 anos

  • 18/12/2021

Sob pressão do STF, o Governo Bolsonaro terá de se movimentar para implementar a vacinação contra a Covid-19 para o público entre 5 e 11 anos, como já aprovou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mostram insatisfação com a medida, a exemplo do que aconteceu com a imunização estendida ao público adolescente. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski deu um prazo até esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, para a complementação do Programa Nacional de Vacinação (PNI) com a inclusão de crianças. Devem estar descritas as etapas de início e conclusão de imunização para pessoas de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

Cabe ao Governo Federal fazer a compra das doses pediátricas e decidir sobre a aplicação. O imunizante para os pequenos tem compostos diferentes, como a dose 67% menor em comparação com a dose para adolescentes e adultos.

Jair Bolsonaro segue sua estratégia negacionista em relação às vacinas contra a Covid-19. Ameaçou técnicos da Anvisa na sua live da última quinta-feira, dia 16, por terem liberado a vacinação para as crianças e estimula o massacre virtual dos servidores públicos federais da agência com sua base aliada nas redes sociais. Atitude de quem está, na verdade, pouco preocupado com a saúde da população.