Lula e Alckmin reúnem várias lideranças políticas em jantar para enfrentar bolsonarismo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniram em um jantar em São Paulo, neste domingo, dia 19 de dezembro, que contou com várias lideranças políticas de diversos partidos. É o início da formação de uma frente ampla para enfrentar o bolsonarismo nas eleições de 2022. O jantar foi organizado pelo grupo Prerrogativas, integrado por advogados, juristas e artistas.
Sobre a possibilidade do ex-tucano Geraldo Alckmin vir a ser o seu candidato a vice, Lula disse: “Quem vai dizer se a gente pode se juntar ou não é o meu partido e o dele”. Alckmin avalia se filiar ao PSB, que estuda uma aliança com o PT para o próximo ano. As negociações envolvem parcerias para a disputa a governador nos estados, principalmente São Paulo.
Mas chamou a atenção no jantar as inúmeras lideranças políticas que participaram do encontro público entre Lula e Alckmin. Gilberto Kassab, presidente do PSD, esteve com o senador Omar Aziz, que disputará pelo PSD o governo do Amazonas e presidiu a CPI da Covid no Senado. Gleisi Hoffmann, presidente do PT, o senador Jaques Wagner, os governadores Rui Costa, da Bahia, e Welington Dias, do Piauí, e o ex-senador e o ex-ministro Aloizio Mercadante, além do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, João Campos, ambos do PSB. Os deputados federais do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo e Alessandro Molon, marcaram presença no evento.
Também estiveram presentes o Movimento dos Sem Terra, com João Paulo Stédile, Vilma Reis e Douglas Belchior da Coalizão Negra por Direitos; juristas e grandes advogados como Celso Antônio Bandeira de Mello, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Zacharias Toron, Antônio Carlos de Almeida Castro e um dos anfitriões da noite, Marco Aurélio de Carvalho; o economista e ex-ministro Bresser Pereira; e o ex-deputado e ex-vice-governador paulista Almino Affonso. Ex-prefeito de Manaus, ex-senador pelo Amazonas, derrotado nas prévias presidenciais do PSDB, Arthur Virgílio também esteve no jantar.