Governadores ameaçam fazer compra direta da vacina para crianças se houver demora do Ministério da Saúde

  • 21/12/2021

Apesar de decisão favorável da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de imunizar o público infantil entre 5 e 11 anos contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o órgão irá decidir sobre a aquisição desses imunizantes somente em 5 de janeiro de 2022. Queiroga tenta ganhar tempo para não contrariar o presidente Jair Bolsonaro, que é contra a vacina até para os adultos, imagine para as crianças.

Diante do impasse criado pelo Ministério da Saúde para a compra das vacinas pediátricas da Pfizer, governadores de vários estados já se movimentam para a possibilidade da compra direta do imunizante junto ao fabricante.

Nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, o governador Camilo Santana disse não descartar a ideia. “Eu espero que o Governo Federal acelere esse processo. A vacina já tem autorização da Anvisa, já tem comprovação científica. É importante que a gente avance no público infantil do Ceará e do Brasil inteiro em relação à vacinação. Alguns governadores, e eu tenho me colocado à disposição, se houver necessidade, vamos comprar diretamente da Pfizer, para que a gente possa avançar na vacinação no Ceará. Eu espero que o Ministério use o bom senso e que a gente possa avançar na vacinação também das nossas crianças aqui no Ceará”, ressaltou Camilo Santana.