Sarto faz balanço dos atendimentos nas UPAs com novos casos de síndrome gripal. Movimento cresceu em sete vezes do normal
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, fez um balanço na tarde desta terça-feira, dia 28 de dezembro, dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital com o aparecimento de mais casos de síndrome gripal. A procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) foi de 503 pacientes no último dia 2 de dezembro, enquanto nesta segunda-feira, dia 27, chegou a mais de 3.550 pacientes.
Segundo José Sarto, a diferença entre a síndrome gripal e a Covid-19 é que os sintomas da primeira são mais leves. Há semelhança, porém o tratamento é mais rápido. O prefeito de Fortaleza recomenda que as pessoas que apresentem qualquer sintoma de gripe procurem atendimento em uma unidade hospitalar e evitem contato com outras pessoas. O uso da máscara continua sendo fundamental.
Em relação à vacinação contra a Covid-19, 97,1% da população tomaram a primeira dose da vacina na Capital, mas apenas 86,9% receberam a segunda dose. Isso significa que 198.188 pessoas ainda não estão com a imunização completa. Nesse momento, vários estados já estão disponibilizando é a terceira dose de reforço para quem completou quatro meses da segunda dose.