Secretaria de Saúde do Ceará monta esquema de ampliação de leitos e testagem diante do aumento de casos de Covid e síndromes gripais
O aumento de casos de síndromes gripais e de Covid-19 na rede hospital pública e privada no Ceará acendeu o alerta na Secretaria de Saúde do Estado. Após reunião do secretário de Saúde, Marcos Gadelha, com o governador Camilo Santana já ficou decidido que o Ceará vai lançar um plano de ampliação de leitos para pacientes com síndromes respiratórias nas unidades estaduais de saúde e de testagem para os possíveis infectados com Covid-19 ou com a gripe Influenza.
Pacientes com sintomas leves e mais severos têm lotado as emergências das redes pública e privada desde a segunda quinzena de dezembro. O que preocupa as autoridades de saúde é o crescimento rápido das pessoas que têm buscado os hospitais. A maioria apresenta sintomas leves, mas impressiona a velocidade de contaminação.
“Não é possível, baseado nos dados epidemiológicos, a gente afirmar que a gente entrou numa terceira onda. Não é possível. Mas isso sinaliza que existe um risco e esse processo costuma ser súbito. Da noite para o dia a gente pode, exponencialmente, aumentar o número de casos”, declarou o secretário de Saúde, Marcos Gadelha, em entrevista à TV Verdes Mares. A recomendação no momento continua sendo o uso de máscaras, higiene das mãos e a busca da vacinação contra a Covid-19 que previne a manifestação de casos graves. É importante também evitar grandes aglomerações.