Geraldo Alckmin é disputado por partidos que desejam a vaga de vice de Lula na corrida presidencial

  • 14/01/2022

O ano de 2022 começou e as articulações políticas em torno da corrida presidencial estão a todo vapor. Jair Bolsonaro (PL) estuda um candidato a vice que pode ser o General Braga Neto. Sergio Moro (Podemos) negocia com Luiz Mandetta para ser seu vice. Mas a grande expectativa está em quem será o candidato a vice do ex-presidente Lula (PT), que lidera todas as pesquisas eleitorais até o momento. Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB, é cortejado por vários partidos que desejam a vaga. PSB, PSD, Solidariedade e PV já acenaram para o ex-tucano.

O caso do PSB está empancado devido às negociações com o PT em nível da sucessão nos estados. Em troca do apoio a Lula, o PSB quer que o PT apoie os seus candidatos em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Acre e Pernambuco. Os dois partidos também cogitam a formação de uma federação partidária.

Já o PV também tenta convencer Alckmin com outro argumento. Dirigentes do partido avaliam que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, poderia usar o selo do partido para atuar como uma espécie de embaixador da pauta ambiental, de grande visibilidade, numa eventual candidatura como vice de Lula.