Pesquisa Ipespe confirma liderança de Lula e possibilidade de vitória em primeiro turno. Auxílio Brasil não ajudou Bolsonaro

  • 27/01/2022

O cenário eleitoral revelado pela pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos, e divulgada nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro, permanece no mesmo patamar das últimas consultas do segundo semestre de 2021. O ex-presidente Lula (PT) segue na liderança na corrida presidencial das eleições de 2022 e registrou 44% das intenções de voto, contra 24% do presidente Jair Bolsonaro (PL) que aparece em segundo lugar.

Na terceira posição, aparecem empatados com 8% o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). João Doria (PSDB) tem 2%.

No cenário sem a presença de Sergio Moro, Lula aparece com 44%, enquanto os demais candidatos somados têm 43%. Tendência de vitória em 1° turno da eleição presidencial.

O dado ruim para Jair Bolsonaro é que nem o pagamento do Auxílio Brasil pelo Governo Federal com valor maior teve capacidade para alterar o atual cenário eleitoral ou melhorar a percepção em relação à crise econômica.

Lula segue a política de buscar a formação de uma aliança política ampla, enquanto Jair Bolsonaro insiste em falar para os aliados com um discurso anti-vacina, de enfrentamento às instituições como o STF e de negação das suas responsabilidades pela política econômica fracassada e comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O derretimento na aprovação de Bolsonaro nas pesquisas mostra que até dentro do próprio eleitorado dele já há muitas pessoas arrependidas e buscando outra opção para votar em outubro, mesmo que seja na ala conservadora e de direita. É o caso de quem está migrando para o ex-juiz Sergio Moro.