Eduardo Leite se movimenta para concorrer a presidente pelo PSD. Derrota nas prévias do PSDB para João Doria não foi superada

  • 16/02/2022

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, parece estar convencido a desistir de disputar a sua reeleição em terras gaúchas, trocar o PSDB pelo PSD e concorrer à Presidência da República, caso o atual pré-candidato do partido, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, desista da disputa. Eduardo Leite foi derrotado nas prévias do PSDB para o governador de São Paulo, João Doria, mas parece não ter assimilado bem o resultado. Quer porque quer ser o chamado “candidato da terceira via”.

As pesquisas, no entanto, não têm sido generosas desde o ano passado, nem com Doria, nem com Leite. O governador de São Paulo considera o movimento de Eduardo Leite como sendo de um perdedor que não aceita a derrota interna no partido. Patinando na faixa de 3% nas pesquisas eleitorais, João Doria ensaia uma aproximação com a senadora Simone Tebet, que deseja concorrer ao Planalto pelo MDB.

O fato é que as indefinições na “terceira via” dificultam a unidade em torno de um nome forte para fazer frente a Lula e Bolsonaro, que estão isolados nas consultas de todos os institutos de pesquisa. O tempo para fechar os acordos está ficando curto.