Briga comercial entre EUA e Rússia deixa clima ainda mais tenso quanto às consequências da guerra na Ucrânia
As consequências comerciais da guerra na Ucrânia deixam o mundo em alerta. Nesta terça-feira, dia 8 de março, mais uma troca de ataques entre Estados Unidos e Rússia deve provocar impacto econômico em vários países, inclusive o Brasil. O Kremlin, sede do governo russo, reagiu ao boicote norte-americano ao petróleo produzido no país. A mando do presidente Vladimir Putin, em até dois dias será divulgada um lista de matérias-primas que terão a venda proibida ou limitada.
O anúncio do Governo Russo aconteceu horas após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proibir a compra de petróleo da Rússia nos EUA. Os russos são o segundo maior exportador de petróleo do mundo.
A tendência é de subida do preço de combustíveis em vários países. No Brasil, onde o preço da gasolina é controlado pela Petrobras com base no mercado internacional, a expectativa é que o consumidor venha a pagar o preço do conflito.
Os efeitos prolongados da guerra para as economias globais, incluindo a brasileira, caminham para lidar com mais inflação e, possivelmente, alta de juros e menos crescimento econômico.