Datafolha mostra avanço de Bolsonaro, mas vantagem ainda é confortável para Lula: 43% a 26%

  • 24/03/2022

O Instituto Datafolha divulgou uma nova pesquisa presidencial nesta quinta-feira, dia 24 de março, que revela uma recuperação nos números do presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas a vantagem do ex-presidente Lula (PT) na corrida eleitoral ainda é confortável. O petista soma 43% nas intenções de voto contra 26% de Bolsonaro. A pesquisa Datafolha foi realizada de forma presencial com 2.556 pessoas com 16 anos ou mais entre 22 e 23 de março.

A chamada terceira via continua sem empolgar. Sergio Moro (Podemos) aparece com 8%, Ciro Gomes (PDT) com 6%, João Doria (PSDB) com 2%, André Janones (Avante) com 2%, Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Felipe d’Avila (Novo) com 1% cada.

O Datafolha fez outras simulações trocando o candidato do PSDB. Entrando Eduardo Leite e saindo João Doria, o tucano aparece com 1%. Não há alterações nos números de Lula e Bolsonaro.

No segundo turno, Lula tem 55% contra 34% de Bolsonaro. Quando o assunto é rejeição, 55% dos eleitores afirmaram não votar em Jair Bolsonaro de jeito algum. Em segundo lugar no ranking da rejeição vem o ex-presidente Lula com 37%.

Apesar do efeito positivo do reajuste do Auxílio Brasil, Bolsonaro terá de enfrentar os efeitos econômicos influenciados pela guerra Rússia x Ucrânia até a campanha eleitoral. Com inflação alta e preços em disparada, o cenário econômico será um desafio para o atual presidente da República em consolidar uma recuperação nas pesquisas.