Acusado de tentativa de feminicídio, Ronivaldo Maia retorna às atividades na Câmara. Jornalistas são impedidos de acessar o plenário após discurso do vereador

  • 28/04/2022

O vereador Ronivaldo Maia, acusado de tentativa de feminicídio, retornou às atividades na Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quinta-feira, dia 28 de abril. Ronivaldo fez um discurso onde pediu desculpas aos colegas vereadores e negou ter tentado matar a mulher de 36 anos com quem supostamente teria tido um caso extraconjugal. O vereador teve o processo de pedido de cassação do mandato arquivado pelo Conselho de Ética da Casa, mas ainda passa por análise a sua filiação ao PT. O partido suspendeu a filiação de Ronivaldo e avalia ainda como ficará a situação dele na legenda.

Após o discurso de Ronivaldo Maia na tribuna da Câmara, funcionários da Casa impediram o acesso dos jornalistas ao Plenário para entrevistar o vereador. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Cearense de Imprensa (ACI) lançaram nota condenando o impedimento no trabalho dos profissionais de imprensa.

“Na condição de homem público e diante de um fato grave, pelo qual tem obrigações de responder à sociedade, não cabe ao vereador e à sua assessoria atitudes que cerceiem a liberdade de exercício da profissão, com medidas que buscam impedir a livre circulação das informações”, disse a nota conjunta.