André Mendonça interrompe julgamento de deputado bolsonarista e Nunes Marques tenta levar análise para a Segunda Turma

  • 07/06/2022

Ministros indicados pelo presidente Jair Bolsonaro buscam recursos dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a manutenção da cassação de dois deputados bolsonaristas. Uma liminar do ministro Nunes Marques suspendeu a cassação dos dois na semana passada, mas poderá ser revista em Plenário.

Na madrugada desta terça-feira, dia 7 de junho, o ministro André Mendonça paralisou o julgamento virtual que analisaria a cassação do deputado bolsonarista Fernando Francischini (União-PR). Ele pediu vistas do processo a 0h01min. O pedido de vista paralisa o julgamento até que Mendonça devolva o processo.

Para completar, o  ministro Kassio Nunes Marques decidiu levar para a Segunda Turma da Corte a análise de sua decisão monocrática que devolveu o mandato ao deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini.

Apesar das manobras jurídicas, a Procuradoria-Geral da República apresentou ao STF recurso em que recomenda a manutenção da cassação de mandato do deputado estadual Fernando Francischini que, sem apresentar provas, afirmou em 2018 que as urnas eletrônicas haviam sido fraudadas para impedir a eleição do então candidato Jair Bolsonaro à Presidência da República.