Achado de restos mortais de Dom Phillips e Bruno Pereira na Amazônia só aumenta desgaste do Governo Bolsonaro no exterior

  • 16/06/2022

A confirmação das mortes de Bruno Pereira e de Dom Phillips pela Polícia Federal e o achado de restos mortais dos dois enterrados na Amazônia só aumentam o desgaste do Governo Bolsonaro no exterior. Governo britânico, a ONU e entidades internacionais já vinham cobrando mais ação do Brasil na investigação do caso, além de denunciarem o desmonte de órgãos fiscalizadores, como Ibama e Funai, na defesa do meio ambiente e das áreas indígenas.

O desfecho do caso envolvendo o jornalista inglês e o indigenista mortos com requinte de crueldade revela o que o Governo Bolsonaro tem mentido para o mundo sobre sua “defesa” da Amazônia. Ao contrário. As palavras ditas pelo presidente Jair Bolsonaro de que Dom Phillips era “muito malvisto” na região por garimpeiros repercutiu mal em vários países.

A avaliação na diplomacia internacional é que o assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira deve ter um impacto maior que o das mortes dos ambientalistas Chico Mendes ou de Dorothy Stang, ambos assassinatos por seu trabalho na floresta. Nunca o governo brasileiro foi tão criticado no exterior como agora. É só ver a repercussão do caso no noticiário internacional.

A consequência é que acordos comerciais e econômicos devem ser dificultados a com o Brasil ou até mesmo paralisados, principalmente com o Mercosul e União Europeia. É esperar pra ver.