Novo presidente da Petrobras toma posse com o desafio de tentar segurar novos reajustes nos combustíveis

  • 28/06/2022

Depois de ser aprovado pelo Conselho de Administração, Caio Mario Paes de Andrade tomará posse como novo presidente da Petrobras nesta terça-feira, dia 28 de junho. A posse deve acontecer na sede da companhia, no Rio de Janeiro, de forma discreta. Caio assume a Petrobras com o desafio de segurar novos reajustes no preço dos combustíveis. A empresa segue a política de preços do mercado internacional, que se alinha ao valor do petróleo e do dólar.

A expectativa do mercado é que o novo presidente da Petrobras promova mudanças em praticamente todas as diretorias da empresa, já nas primeiras semanas de trabalho. Caio Paes de Andrade quer convencer os acionistas da Petrobras que é preciso segurar os preços dos combustíveis como uma “preocupação social”. O objetivo, claro, é atender às exigências eleitoreiras de Jair Bolsonaro.

Em meio à posse do novo presidente da Petrobras, o ministro da Economia, Paulo Guedes, autorizou que a estatal reinicie os processos de venda da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, bem como os ativos logísticos integrados a essas refinarias. O processo de venda dessas unidades estava parado desde o ano passado após o baixo interesse das empresas pelos ativos. O plano de desinvestimento em refino da Petrobras representa, aproximadamente, 50% da capacidade de refino nacional.