Diretório estadual do PT decide romper aliança com PDT e negociar chapa alternativa com partidos aliados

  • 19/07/2022

Reunião do Diretório Estadual do PT realizada nesta terça-feira, dia 19 de julho, em Fortaleza, decidiu pelo rompimento da aliança de 16 anos com o PDT depois da indicação do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como pré-candidato ao Governo do Estado. Os petistas defendiam o nome da atual governadora Izolda Cela (PDT), que teria direito a buscar a reeleição. A resolução do PT é buscar outros partidos aliados para formar uma chapa alternativa ao Governo. As negociações envolvem o MDB, o PP e o PC do B.

A reunião do Diretório Estadual do PT teve a participação virtual do ex-governador Camilo Santana e dos deputados federais José Airton Cirilo, José Guimarães e Luizianne Lins.

Na chapa alternativa, o nome de Camilo Santana já estaria definido para concorrer à vaga ao Senado. Restaria definir quem seria o nome para concorrer ao cargo de governador e vice.

Na avaliação de Camilo Santana, os aliados da atual governadora Izolda Cela devem ser prestigiados na formação da chapa. Fica a dúvida em relação a postura da governadora a partir desse rompimento entre PT e PDT. Izolda foi preterida na disputa interna do PDT, mas estará como governadora do Ceará até dezembro após as eleições.