Arthur Lira e Ciro Nogueira, homens fortes do Governo Federal, escondem Bolsonaro da propaganda eleitoral nos seus estados

  • 29/07/2022

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, são hoje as figuras mais fortes do Governo Bolsonaro. Afinal, comandam a articulação política do governo e a distribuição das verbas do orçamento secreto no Congresso Nacional. Na prática, estão com mais poder que o próprio Bolsonaro na execução do orçamento. No entanto, os dois querem distância de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral dos seus estados, segundo levantamento do jornal Estado de S. Paulo.

No Piauí, terra de Ciro Nogueira, o partido dele, o PP, chegou a entrar com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo a proibição de circulação de imagens de seus candidatos ao lado de Bolsonaro. Na justificativa, a sigla alega que Bolsonaro “possui altíssimo índice de rejeição em pesquisas mais recentes”. A Justiça Eleitoral negou o pedido.

Em Alagoas, terra de Arthur Lira, o presidente da Câmara Federal esconde e nem faz referência a Bolsonaro nas campanhas das quais faz parte. Sua imagem é vendida pelos marqueteiros como “tocador de obras independente e padrinho direto dos recursos” para Alagoas.

No fim das contas, os dois já se preparam para uma eventual vitória de Lula (PT) nas eleições de outubro. A ordem no Centrão é negociar sempre e não perder o controle do orçamento. Não importa quem ocupe a cadeira do Planalto.