Alexandre de Moraes faz defesa das urnas eletrônicas e do combate às “fake news” e é aplaudido de pé na posse do TSE
Diante do atual presidente da República Jair Bolsonaro, que faz críticas diárias ao STF e ao sistema eleitoral brasileiro, e de ex-presidentes como Lula, Sarney, Temer e Dilma, o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, tomou posse na noite desta segunda-feira, dia 16 de agosto, em Brasília, com um discurso duro contra os que atacam a segurança das eleições. “Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia. Com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse o novo presidente do TSE.
No seu discurso, Alexandre de Moraes focou na defesa da urna eletrônica e do sistema eleitoral, na defesa da democracia como único regime político em que o poder emana do povo, na diferenciação entre liberdade de expressão e “liberdade de destruição da democracia”, na crítica às fake news e à desinformação e nas críticas ao discurso de ódio disseminado por eleitores bolsonaristas.
Jair Bolsonaro, a sua esposa Michele e o filho Carlos Bolsonaro tiveram de assistir a tudo, demonstrando total constrangimento. Alexandre de Moraes foi aplaudido de pé pela plateia. Os representantes da Família Bolsonaro, no entanto, permaneceram onde estavam, sem esboçar qualquer reação.