Lula mantém 47% e Bolsonaro chega 32% no Datafolha. Petista segue com chances reais de vitória em 1° turno

  • 18/08/2022

Nova pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira, dia 18 de agosto, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 47%, 15 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) , que tem 32%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) com 2%. O cenário é de estabilidade para Lula e de um crescimento de três pontos percentuais para Bolsonaro em relação a última pesquisa do instituto, realizada em maio passado. O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça-feira, dia 16, data do começo da campanha de rua, até esta quinta-feira.

Na contagem geral dos votos, Lula soma 51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos. Jair Bolsonaro alcançou 35% dos votos válidos e Ciro Gomes (PDT), 8%. Ou seja, o petista segue com reais chances de vitória no 1° turno.

O Datafolha apontou que num eventual 2° turno, Lula tem 54% dos votos contra 37% de Jair Bolsonaro. No levantamento anterior, em julho, o petista alcançava 55% e Bolsonaro 35%.

Outros dados relevantes da pesquisa é que o atual presidente da República tem hoje uma rejeição 51%. A de Lula é 37%. O Governo Bolsonaro é reprovado por 43% dos eleitores, enquanto 30% aprovam.

A reação de Bolsonaro com o pagamento de benefícios sociais através da “PEC do Desespero” e a ofensiva religiosa junto aos evangélicos ainda é insuficiente para o que a campanha do Bolsonaro deseja, que é evitar uma derrota ainda no 1° turno.